quarta-feira, 29 de abril de 2009

Refletindo sobre a guerra

Há um tempo atrás estava refletindo um pouco sobre a guerra, o porque da sua existência até hoje, bom antes de tudo busquei a sua definição:

"Guerra é uma disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados. A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções dentro do mesmo país. Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de aliança(s).

Diz-se guerra civil a um conflito armado entre facções, partidos ou grupos de um mesmo povo, ou ainda a que ocorre entre povos ou etnias habitantes de um mesmo país. Expressões como "guerra econômica" e "guerra psicológica" designam também conflitos agudos com ações igualmente violentas mas sem o uso de armas. A guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos ou territoriais."


Bom antes de buscar essa definição a palavra guerra, me trazia uma mensagem de armas, mortes, gente ferida, não conhecia a expressão: guerra economica e psicológica, não via isso como guerra, acho que muita gente também não vê assim, mas o que realmente quero tratar é da guerra civil, onde utilizam-se armas, ferem as pessoas, enfim causam um estrago, vivo tentando entender porque isso ainda existe, já que desenvolvemos outros meios de resolver as questões do dia a dia, através do diálogo, então qual será o real motivo de continuar aceitando essa forma primitiva de resolver as coisas?
Na idade da pedra, tudo bem, os homens não haviam desenvolvido a linguagem, tinha que haver luta corporal, para se conquistar determinadas coisas como alimento,etc. Mas hoje realmente não me conformo, e o que me deixa mais revoltada é que países tão desenvolvidos na cultura e tecnologia continuam aderindo essa forma de resolução de problemas e meio de conquistas. Indignada com tudo isso criei esse poema:


A Guerra

Vejo sangue encharcando a terra
É sangue de gente!
É guerra!
Vejo gente caindo ao meu lado
Sim, vejo o mundo atentado
Também vejo evolução
Vejo a luz da razão
Deixando marcas no chão
Vejo uma nova geração
Culta e de opinião
Mas, de primitiva expressão
Vejo homens engravatados
Ah! guerrilheiros disfarçados
Vejo lugares arruinados
De pacíficos desarmados
Totalmente abandonados

Um comentário:

  1. Pena que não você não encontrou uma coisa muito interessante sobre a definição da palavra guerra. Ela não é latina, pois se fosse, a gente falaria algo como bella, ou bello. A raiz é germânica, nossos antepassados ibéros tomaram emprestado do Império Alemão.
    Não me surpreendo com as guerras atuais, estamos ainda muito longe de pará-las, mas já fizemos progressos...

    ResponderExcluir

K2 Modify