quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Viver pode ser o melhor remédio

Ultimamente estava aqui martelando, como diz a minha mãe, ou melhor refletindo um pouquinho, para maior interpretação dos querídissimos leitores do meu blog. O assunto da vez é..... tan tan tan tan
Tédio! =/
Não caros leitores não estou sem vontade de escrever, esse é mesmo o assunto a ser tratado.Pois é, não achei nada mais chato para uma boa reflexão, mas diferenciar é uma forma de não ficar entediado e porque não tratar esse assunto,isso mesmo o tédio, um dos grandes temores humanos! Mas será só humano? Aí estava o despertar do meu interesse no assunto como uma primeira faísca para acender a chama. Mas para se tratar de um assunto do qual a maioria das pessoas tentam fugir pensei que texto ficaria um pouco chato, pois bem, mas tentarei não deixa-lo tão chato quanto o assunto.
Pensando em tédio o que veio primeiramente em minha mente foi a seguinte cena: Uma tarde de domingo, assistindo faustão e sem nada muito diferente para fazer, não vi nada que se encaixasse tão bem a este assunto e tenho certeza de que muitos dos leitores devem corcordar comigo(que me perdoe o Fausto Silva).Pois bem, pensei: aí está como queijo e goiabada, tédio e tarde de domingo, nada mais perfeito!
Tudo bem que, resolvi escrever este texto em plena quarta feira, até mesmo porque em uma tarde de domingo o tédio me impediria de estar escrevendo.
Ainda com a faísca acesa e antes que o vento da distração pudesse apagar, lembrei-me da questão anterior.Será o tédio sentido somente por nós seres humanos?
As vezes fico em meu quarto analisando meu cachorro que passa mais tempo deitado ou bebendo água ou comendo, e pensava se ele também não sentia tédio de fazer as mesmas coisas, pensei ainda em um jacaré e em suas monótonas atividades diárias, talvez viver somente com as funções naturais não seja entediante e porque então nos sentimos assim?
Busquei saber mais sobre o assunto e falei com algumas pessoas que acreditam que os animais se sentem entediados como nós, mas eu realmente penso que eles não tem tempo para isso, diferente de nós mesmos em movimentos lentos como de uma preguiça, eles vivem intensamente, o instinto é um alerta que faz com que eles possam analisar cada pedaço do seu ambiente e cada mudança que acontece, temendo o ataque, a fatalidade e a morte, enquanto nós, seres humanos mascaramos tudo isso, muitas vezes deixando tudo pra amanhã sem se preocupar, em viver cada segundo, sem tratar cada momento como o último e as vezes esse desprezo ao momento vivido nomeamos de tédio.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Viver a vida intensamente... O que seria viver a vida intensamente? Falar tudo o que der na telha? Fazer tudo o que der na telha?
    Se falar tudo o que der na telha for a solução, então aqueles que arriscam magoar quem amam por falarem mais do que deveriam são pessoas muito intensas!
    Isso também se aplica àqueles que fazem tudo o que der na telha.
    Se para eliminar o tédio seja preciso viver intensamente, e se para viver intensamente seja preciso agir com insensatez, então eu me assumo como um sujeito tedioso!

    ResponderExcluir
  2. Depende se você acha que intensidade é insensatez, pra mim viver intensamente é aproveitar cada momento com responsabilidade, mas as vezes as pessoas temem tanto a morte os atos naturais que parece que só observam a vida.

    ResponderExcluir
  3. As outras pessoas podem temer muito a morte, mas eu não temo. Só não consigo fazer uma idéia do que seja viver intensamente...

    ResponderExcluir

K2 Modify