sábado, 12 de setembro de 2009

E onde está o desenvolvimento sustentável?

Tenho observado algo que vem me deixando bastante impressionada. Com a descoberta do famoso pré-sal, pouco se fala em energias naturais, biocombustíveis, energia eólica e solar. Onde está tudo isso?
É realmente parece que essa nova descoberta encheu de brilho os olhos de nossos políticos, pensando na "graninha" que obteremos exportando esse combustível para outros países, e como sempre, a economia em primeiro lugar! Quanto as energias renováveis, ah isso fica pra depois!
Agora o pré-sal é a bola da vez, está la na tv como o grande salvador da pátria, pronto para resolver nossos problemas, será mesmo? Pelo menos é a imagem que passam nas propagandas. Mas, como tudo tem seus prós e contras, a população deveria estar ciente de qual será o impacto que essa exploração poderá causar, não devemos esquecer que os combustíveis fósseis são responsáveis pela emissão de CO2, que contribui muito para o aquecimento global, mas o que dizem é que o pré-sal vai gerar riquezas para investir em programas ambientais e energias renováveis, ou seja se destruirmos ao menos teremos grana para reparar os estragos (Ufa!), então quer dizer que fiquemos sossegados, pois está tudo sob controle (pelo menos por enquanto) e porque tocar nesse assunto não é? Afinal o pré-sal está fazendo o maior sucesso como o novo herói brasileiro.
Esperaremos o que está por vir.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fazem todo um discurso de sustentabilidade mas continuam recorrendo a combustíveis altamente poluidores. É nojento ver que teoria e prática estão tão dissonantes... Mas boto fé que um dia estejamos definitivamente vivendo em sociedades sustentáveis, onde as energias renováveis serão via de regra e não excessão. Quanto antes esse dia chegar, melhor pra própria humanidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir

K2 Modify